PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 26ª SUBSEÇÃO DE COMODORO

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Abril de 2024 | Ver mais
D S T Q Q S S
# 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 # # # #

Notícia | mais notícias

Comissão de Defesa dos Honorários emite parecer em consulta feita por advogada

30/05/2014 14:59 | Advocacia
Foto da Notícia: Comissão de Defesa dos Honorários emite parecer em consulta feita por advogada
    Uma advogada formulou pedido de consulta à Comissão de Defesa dos Honorários Advocatícios (CDHA) da OAB/MT com a finalidade de analisar a fixação de honorários arbitrados em R$ 500 por um magistrado de Cuiabá sob o valor de R$ 16.145,50 em Ação Ordinária Anulatória de Débitos Fiscais com pedido de antecipação de tutela proposta em desfavor da Fazenda Pública Estadual. De acordo com a profissional, o valor dos honorários advocatícios é ínfimo.
 
    Na avaliação do presidente da CDHA, Adriano Carrelo Silva, o valor arbitrado pelo juízo singular está em vibrante descompasso com o princípio da equidade utilizado pelos magistrados. Ele registrou que o Superior Tribunal de Justiça “tem diuturnamente repudiado a fixação dos honorários advocatícios de modo aviltante e tem majorado os valores em todos os casos que aportam naquela Corte Superior”.
 
img
    “Também é de se anotar que a reforma do Código de Processo Civil já prevê a oficialização da obviedade: honorários advocatícios têm natureza alimentar – o que já tem reconhecimento pacífico na jurisprudência. São a justa remuneração do advogado por ter estudado para aquela causa. É desumano conceder os alimentos de uma pessoa como se fossem um ‘trocado’, uma ‘esmola’, pois que é assim que acontece quando são fixados honorários irrelevantes, como é o caso dos presentes autos”, sublinhou Adriano Carrelo.
 
    
    O presidente da CDHA enfatizou que “os honorários sucumbenciais existem porque um advogado trabalhou pela vitória de seu cliente. O magistrado, quando o fixa, não está ‘prestando um favor’ ao advogado, ou sendo ‘benevolente’, está concedendo um direito que é daquele profissional, cujo trabalho rendeu frutos”.
 
    Por fim, registrou que a decisão proferida nos autos encontra-se em confronto com a jurisprudência dos tribunais superiores e a melhor doutrina, incorrendo em error in judicando, motivo pelo qual merece reforma.
 
 
Assessoria de Imprensa OAB/MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmt
 

Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp

WhatsApp