PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 26ª SUBSEÇÃO DE COMODORO

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Abril de 2024 | Ver mais
D S T Q Q S S
# 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 # # # #

Notícia | mais notícias

OAB/MT comemora aprovação de honorários sucumbenciais para advogado público

05/02/2014 17:05 | Defensor público
Foto da Notícia: OAB/MT comemora aprovação de honorários sucumbenciais para advogado público

    A diretoria da OAB/MT comemorou a aprovação pela Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (4 de fevereiro), da garantia dos honorários sucumbenciais para o advogado público no novo Código de Processo Civil (CPC). Foram 206 votos contra 159. Pelo CPC atual, os governos podem dar destinos diferentes ao dinheiro. A União, por exemplo, incorpora a quantia à conta única do Tesouro.
 
    “Os advogados e advogadas públicos também devem ser valorizados por suas atuações e a aprovação dos honorários de sucumbência pode ser o início de grandes outras conquistas. Aqui em Mato Grosso, a OAB/MT tem atuado para garantir mais valorização aos defensores públicos e, em parceria com a OAB/Tangará da Serra, obtivemos uma vitória em julho de 2013 com a aprovação de lei que estabelece que os honorários sucumbenciais nas ações movidas pelo município são de direito dos advogados públicos”, recordou o presidente da OAB/MT, Maurício Aude. Na ocasião, o conselheiro estadual Jonas Coelho da Silva representou a OAB/MT e a Subseção de Tangará.
 
    A lei foi aprovada por unanimidade pelos vereadores de Tangará da Serra e, a partir da aprovação da lei municipal, nos processos em que o município for vencedor, o juízo poderá arbitrar honorários sucumbenciais nos termos do artigo 20 do Código de Processo Civil para os procuradores municipais concursados. Ao todo, Tangará da Serra possui sete procuradores municipais concursados.

    A decisão da Câmara também foi comemorada pelo presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, afirmando que a destinação dos honorários aos advogados públicos é uma vitória da advocacia e da OAB. Para ele, o advogado público deve defender o Estado e, ao fazer isso, protege o cidadão.
 


Assessoria de Imprensa OAB/MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com/oabmt
www.facebook.com/oabmt


Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp

WhatsApp