Representante da OAB/MT na Marcha Contra Corrupção destaca defesa do CNJ

13/10/2011 17:08 | Marcha Contra Corrupção

img

A secretária-geral adjunta da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso, Fabiana Curi, considerou um sucesso a Marcha Contra a Corrupção e pela Impunidade, realizada em Brasília nesta quarta-feira (12 de outubro). A advogada representou a OAB/MT no movimento e considerou de extrema importância a participação da OAB como um todo, em especial por defender a independência do Conselho Nacional de Justiça.

“O discurso do presidente nacional, Ophir Cavalcante, confirmou a importância do CNJ. Ele pediu a todas as instituições que apóiem sua maior autonomia e defendeu o poder de punição do Conselho aos magistrados corruptos. O movimento foi apartidário e reuniu diversos segmentos da sociedade”, sublinhou Fabiana Curi.

O presidente da OAB/MT, Cláudio Stábile Ribeiro, lembrou que a última sessão do Conselho Seccional apresentou uma nota de apoio ao CNJ destacando o histórico de sua atuação no Estado e as conquistas alcançadas em prol da sociedade brasileira. “Há uma grande preocupação da advocacia mato-grossense com o fortalecimento do Conselho e a OAB/MT sempre apoiará movimentos como esse em busca desse objetivo maior”.

O protesto reuniu, segundo a estimativa da Polícia Militar, 20 mil pessoas em três horas de manifestação, cuja concentração ocorreu em frente ao Museu da República. Eles seguiram até a Praça dos Três Poderes, em frente ao Congresso Nacional, onde cantaram o Hino Nacional. Além de faixas lembrando os vários casos que indignaram a opinião pública nos últimos anos, os manifestantes também levaram uma enorme pizza para representar o engavetamento de casos de corrupção.

Os organizadores planejam ações para os próximos meses, entre elas manifestações pontuais em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) pela manutenção da Lei da Ficha Limpa - que veta candidatura de políticos condenados por órgãos colegiados ou que renunciaram ao mandato para escapar da cassação - e também a garantia dos poderes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, liderou a comitiva de advogados que participaram da Marcha contra a Corrupção e a Impunidade. A OAB foi a única entidade representativa da sociedade a fazer uso da palavra no caminhão de som. "Juiz que não tem nenhum tipo de problema ético, juiz que é sério e honesto, não teme qualquer tipo de fiscalização e muito menos um CNJ forte. Hoje, os advogados estão aqui, abraçando esta causa”, ressaltou.