OAB/MT e TJMT se reúnem para tratar de treinamento sobre PJe

21/10/2011 13:48 | Treinamento
img

O secretário-geral e o diretor tesoureiro da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso, Daniel Paulo Maia Teixeira, e Cleverson de Figueiredo Pintel, respectivamente, se reuniram nesta quinta-feira (20 de outubro) com o coordenador de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça, Carlos Campelo, na sede da OAB/MT, para tratar de assuntos voltados ao treinamento dos servidores das instituiçõe.

As entidades estão unidas em capacitar seus colaboradores para que, posteriormente, sejam multiplicadores de conhecimento. Daniel Teixeira e Cleverson Pintel informaram que a OAB/MT disponibilizará pelo menos dois colaboradores para participar imediatamente do curso sobre a nova ferramenta que está sendo ministrado pelo TJMT a servidores de todo o Estado.s sobre o funcionamento do Processo Judicial Eletrônico (PJe).

Certificado digital - Durante a reunião, os representantes das entidades discutiram sobre a importância do certificado digital para ter acesso ao PJe, uma vez que essa determinação é do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Segundo Daniel Teixeira, os profissionais que possuem o certificado digital do Serasa, por exemplo, não precisarão adquirir um novo equipamento, ou seja, ele funcionará no PJe desde que os dados pessoais do usuário estejam devidamente atualizados.

Já Cleverson Pintel se surpreendeu com o novo sistema, destacando que ele é altamente informatizado, o que proporcionará aos operadores do direito a oportunidade de peticionarem de qualquer local e hora, sem contar que o processo poderá ser acessado simultaneamente por diversas pessoas e, por ser totalmente eletrônico, reduzirá muito o tempo de tramitação dos processos.

Por sua vez, Carlos Campelo informou que há uma ideia de instalar sala no Fórum de Cuiabá com o PJe em demonstração para conhecimento da nova ferramenta e que a intenção é aparelhar todo o Estado até 2014. Além disso, elogiou a campanha de atualização cadastral lançada pela OAB/MT, frisando que para ter acesso ao novo sistema processual será necessário ter cadastro completo e com informações corretas.

Lídice Lannes/Luis Tonucci