OAB-MT reúne subseções de todo o Estado em Água Boa

11/11/2022 10:00 | COLÉGIO DE PRESIDENTES E DELEGADOS (AS)
Foto da Notícia: OAB-MT reúne subseções de todo o Estado em Água Boa
img"A preservação do Estado Democrático de Direito passa, sim, pelo respeito ao resultado das urnas, mas, passa também pelo respeito às garantias, às liberdades constitucionais, dentre elas a liberdade de expressão e de manifestação". Com esse ênfase, a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, fez a abertura do 2º Colégio de Presidentes e Delegados (as), em Água Boa, na noite de quinta-feira (10).

Gisela destacou que a OAB Mato Grosso reafirma o seu compromisso permanente com a liberdade de expressão e crítica, como parte do sistema democrático de direito. "Somos todos advogados, sabemos que as respostas para superar ilegalidades, condutas ilícitas, falsas informações ou ofensas, estão todas na própria Constituição Federal, que garante também o devido processo legal, a ampla defesa e o contraditório".

imgProtagonizando, mais uma vez, os debates também no cenário nacional, a OAB-MT solicitou, via ofício ao Conselho Federal, que seja analisada a constitucionalidade/legalidade das decisões que têm sido proferidas nos últimos dias, no âmbito das Comissões de Estudos Constitucionais e Direito Eleitoral para avaliar e adotar eventual posição e providência. O pedido foi recebido pelo presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, e o assunto será tratado no Colégio de Presidentes de Seccionais, no sábado (12).

Em seu discurso, durante o evento, diretor tesoureiro e conselheiro Federal da OAB, Leonardo Campos, lembrou que os gestores da Ordem são, mais uma vez, chamados à responsabilidade, para tentar conduzir uma sociedade extremamente dividida e polarizada. "Cabe a nós, dirigentes da instituição, trazer uma voz de segurança, uma voz de pacificação, termos responsabilidade, sabedoria e serenidade para sabermos a forma e o momento de agir. Não tenho dúvida que, deste Colégio sairão grandes propostas em favor de uma sociedade melhor em favor de uma advocacia ainda mais forte", enfatizou.

Para a presidente da 28ª Subseção de Água Boa, Laís Resende, a OAB-MT deixa clara a sua preocupação em interiorizar todas as ações em prol da advocacia mato-grossense. "É um grande orgulho e uma alegria receber todos os nossos colegas, ver Água Boa se transformando na Capital da advocacia. É muito importante poder fazer esses debates, além de apresentar propostas e possíveis soluções", destacou.

O Colégio tem sequência nesta sexta-feira, com reuniões durante todo o dia.

Compuseram a mesa de honra da solenidade de abertura do Colégio, a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso; o vice-presidente, José Carlos de Oliveira Guimarães Junior; o secretário geral, Fernando Figueiredo; a secretária geral adjunta Adriana Tanssini; o diretor tesoureiro, Helmut Daltro; o diretor tesoureiro da OAB Nacional e Conselheiro Federal, Leonardo Campos; a presidente da 28ª subseção da OAB de Água Boa, Laís Resende; a delegada da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-MT) de Água Boa, Juliana Batista dos Santos; o presidente da CAA-MT, Itallo Leite; a vice-presidente da CAA-MT, Clarissa Lopes; os Membros Honorários Vitalícios Francisco Faid e Ussiel Tavares; o primeiro presidente da 28ª subseção de Água Boa, Tarcísio Tonhá; a Conselheira Federal e coordenadora adjunta de interiorização da OAB, Cláudia Negrão; o Conselheiro Estadual, da subseção de Vila Rica, Rhandell Bedin Louzada; o prefeito municipal de Água Boa, Mariano Kolankiewickz Filho; e o presidente da Câmara Municipal, vereador Luiz Cesar de Lara Pinto Filho.

Judite Rosa

Celular/WhatsApp: 65-99610-7865