15/06/2021 14:30 | QUINTO CONSTITUCIONAL
Foto da Notícia: Presidente da OAB-MT participa de homenagem a ministros do STJ e reforça importância das prerrogativas da advocacia

Foto: oab mt

imgO presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Leonardo Campos, participou nesta segunda-feira (15) do evento virtual "10 Anos de Jurisdição dos Ministros Antonio Carlos Ferreira, Ricardo Cueva e Sebastião Reis - Quinto Constitucional no STJ". Campos compôs o dispositivo de honra representando o Colégio de Presidentes das Seccional da OAB, ao lado de grandes nomes do Direito, como o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, e o ministro do Supremo Tribunal Federal, Cássio Nunes Marques.

Ao homenagear os três ministros, o evento promovido pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) visou destacar os benefícios do dispositivo do Quinto Constitucional para a magistratura brasileira. Em sua fala, o presidente da OAB-MT se declarou honrado em fazer parte do evento e reforçou a importância da inserção de representantes da advocacia nos Tribunais para a defesa dos direitos dos cidadãos.

img“A função do Quinto Constitucional é oxigenação do Tribunal com a visão da advocacia, o profissional que está mais próximo do jurisdicionado. Com isso, ganha todo o sistema de Justiça do país. É um prazer estar aqui homenageando essas pessoas que traduzem a essência da advocacia em suas atuações nos Tribunais”, afirmou o advogado.

Leonardo Campos apontou ainda a importância da atuação dos ministros na defesa das pautas da advocacia que, em sua opinião, são as pautas de todos os cidadãos. “Temos nesses magistrados verdadeiros aliados em nossa luta diária pela garantia do respeito às prerrogativas da advocacia. Eles levam para os Tribunais a visão de que valorizar o advogado é, necessariamente, valorizar o estado democrático de direito. Pois não há estado democrático de direito se não for calcado nos princípios da ampla defesa e contraditório, personificados na atuação profissional diária da advocacia”, concluiu o presidente da OAB-MT.

Além de Leonardo Campos e dos ministros já citados, participaram do evento os ministros do STJ, João Otávio de Noronha; o secretário-geral da OAB Nacional, José Alberto Simonetti; o ex-presidente da OAB e membro honorário vitalício do Conselho Federal,  Marcus Vinicius Furtado Coêlho;  a conselheira federal da OAB e Medalha Rui Barbosa Cléa Carpi da Rocha; a presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros, Rita Cortez; as conselheiras da OAB e conselheiras nacionais do Ministério Público, Fernanda Marinela e Sandra Krieger; os conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), André Godinho e Marcus Vinicius Jardim; e o presidente da Comissão Nacional de Defesa da República e da Democracia do Conselho Federal da OAB, Nabor Bulhões.

Assista aqui

Mel Mendes