PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 26ª SUBSEÇÃO DE COMODORO

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Janeiro de 2025 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 #

Notícia | mais notícias

03/07/2020 09:10 | NOTA DE REPÚDIO
Um dia após as celebrações mundiais ao Dia do Orgulho LGBT (28), remontando ao que ficou conhecido como “Batalha de Stonewall” em que a população LGBT e aliados resistiram por 03 (três) dias em Nova York contra a violência e discriminação imposta a esse grupo vulnerável, assistimos com revolta e indignação ao vídeo que evidencia a violência física e verbal praticada contra um cidadão em razão de sua orientação sexual, na cidade de Lucas do Rio Verde – MT. 
 
    Na qualidade de representante da sociedade civil organizada, a OAB-MT repudia o ocorrido e solidariza-se com o cidadão agredido e com todas as pessoas que experimentam o amargo sabor da exclusão e marginalização em decorrência de sua orientação sexual ou identidade de gênero. Violência esta que não se resume ao cidadão agredido na ocasião, mas que representa um duro golpe para a população LGBT e toda a sociedade.
 
    Qualquer ato de agressão, por si só, toca o sentimento de justiça de cada um, mas é a agressão contra grupos vulneráveis que fustiga de modo mais severo o sentimento de humanidade de toda a coletividade.
 
    Infelizmente o fato ocorrido expõe as lutas travadas diariamente pela população LGBT, tornando mais evidente a necessidade de atenção e implementação de ações que visem coibir a violência estrutural a que estão submetidas.
 
    Neste sentido, destaca que a OAB-MT por meio da Comissão da Diversidade Sexual tem trabalhado incansavelmente para levar informação e especialmente, viabilizar o exercício do direito da cidadania da população LGBT, com aproximação de entidades civis organizadas, da Polícia Civil e Militar do Estado de Mato Grosso, bem como da área acadêmica.
 
    O direito à dignidade da pessoa humana, e aí está precisamente incluído o direito de ser quem se é, é pilar não apenas da Ordem, mas do Estado Democrático de Direito. 
A proteção, defesa e assistência aos vulneráveis é a base de sustentação de uma sociedade justa, democrática e fraterna.
 
    A OAB-MT, a Comissão da Diversidade Sexual e a Subseção de Lucas do Rio Verde-MT, registram repúdio ao ocorrido, manifestam apoio ao cidadão agredido e ressaltam que cobrarão das autoridades o acompanhamento rigoroso do caso.
 
 
 
LEONARDO PIO DA SILVA CAMPOS 
PRESIDENTE DA OAB/MT 
 
 
 
GISELA ALVES CARDOSO
VICE-PRESIDENTE DA OAB/MT
 
 
 
EDNILSON ZANARDINI MENEZES
PRESIDENTE DA SUBSEÇÃO DE LUCAS DO RIO VERDE 
 
 
 
NELSON FREITAS NETO
PRESIDENTE DA COMISSÃO DA DIVERSIDADE SEXUAL
 
 
 
KAMILA MICHIKO TEISCHMANN
VICE-PRESIDENTE DA COMISSÃO DA DIVERSIDADE SEXUAL
 

WhatsApp