Perito de Rondonópolis contesta denúncia de segurada do INSS à CDH

11/02/2010 15:00 | Manifestação
    Em correspondência encaminhada à presidenta da Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Mato Grosso, Betsey Polistchuck de Miranda, o médico perito  previdenciário Mário Perrone, supervisor técnico da Agência Previdenciária de Rondonópolis, reclama que o site da OAB veiculou uma denúncia de uma beneficiária daquela agência e feita à CDH pela bancária Nucy da Rocha Sona, sem ouvi-lo. Queixa-se o médico Perrone que a denúncia da segurada da Previdência Social foi parar   no portal Google e que “este fato denigre minha imagem que tanto esforço e dedicação exigiu para ser construída durante mais de 40 anos em atividades médicas”.

A denúncia a que se refere o médico Perrone foi feita à Comissão dos Direitos Humanos da OAB em outubro do ano passado e veiculada no site da instituição no início de novembro. Em seu depoimento por escrito prestado à CDH, Nucy da Rocha Sone fez graves acusações aos peritos da Agência Previdenciária de Rondonópolis, citando nominalmente Mário Perrone e Marcelo de Lima.

De acordo com a depoente, que acusou os peritos de tratar os segurados de Rondonópolis de forma indigna “como se fôssemos ‘vagabundos’ pedindo esmolas”, ela foi destratada e atacada psicologicamente no dia 26 de junho de 2009, quando compareceu a agência do INSS para passar por uma nova perícia, procedimento a que se submeteu entre março e novembro de 2001, ano em que foi liberada para voltar a trabalhar. Como sua doença se agravou, ela entrou com novo pedido de afastamento do trabalho e desde março de 2004 passava por novas perícias

Segundo Nucy da Rocha Sone, no dia 26 de setembro de 2009, quando compareceu a agência previdenciária para passar por nova perícia médica, ela teria sido informada por uma servidora do INSS, supostamente a mando do médico Mário Perrone, que por problemas éticos e técnicos, a segurada não seria mais atendida em Rondonópolis e que deveria se dirigir ao INSS em Cuiabá. A causa da recusa de atendimento da segurada, conforme lhe foi repassado na agência de Rondonópolis, tinha sido as denúncias que Nucy da Rocha Sone fez ao supervisor de perícias Mário Perrone, ao Conselho Regional de Medicina e a Ouvidoria do INSS contra o médico Marcelo Lima. Afirma Perrone que as denúncias contra Marcelo Lima foram exaustivamente investigadas e o perito inocentado.

O depoimento de Nucy da Rocha Sona foi encaminhado pela presidenta da comissão, Betsey de Miranda, à Superintendência do INSS em Cuiabá, pedindo providências contra os abusos denunciados pela depoente, particularmente contra o principal acusado, perito Marcelo Lima, que o site da OAB tentou ouvir, em nome dos outros peritos da agência de Rondonópolis,  mas sem sucesso. Justificou o médico que por telefone não poderia saber se estava falando mesmo com o jornalista do site. Por isso, recusou-se até revelar seu nome completo, mesmo cientificado do motivo da ligação.