OAB-MT recebe vice-presidente da Comissão Nacional e presidente da Abracrim

15/04/2019 13:23 | Prerrogativas
Foto da Notícia: OAB-MT recebe vice-presidente da Comissão Nacional e presidente da Abracrim

Foto: Sissy Cambuim

img   A diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) recebeu, nesta sexta-feira (12), o vice-presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia da OAB e presidente nacional da Associação Brasileira de Advogados Criminalistas (Abracrim), Elias Mattar Assad.

O encontro, que visou aproximar ainda mais as instituições, discutiu a defesa intransigente das prerrogativas da advocacia, elencada como uma das principais bandeiras de atuação da OAB-MT.

“Nossa primeira bandeira é a defesa das prerrogativas, então todo e qualquer apoio que venha somar com esse objetivo é muito bem vindo e a Abracrim, assim como outras associações, tem também essa finalidade, especialmente no que diz respeito aos advogados que atuam na área criminal que, por conta da característica da área de atuação, terminam, por muitas vezes, tendo as prerrogativas violadas com uma frequência maior”, destacou a vice-presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso.

De acordo com Elias Mattar Assad, quando a advocacia briga ou brada pelos seus direitos, o que se busca assegurar são os direitos da cidadania.

“Quando nos reunimos ninguém está discutindo interesse próprio ali. Estão sendo discutidas instituições de Direito para melhorar o sistema, aprimorar. Deixamos de fazer outras coisas para vir trabalhar em prol da classe. Quando advogados se reúnem, não o fazem para discutir interesses próprios, nos reunimos sempre para discutir melhorias para a sociedade sem nenhum custo para os cofres públicos, então nossa profissão tem que ser respeitada por sua própria condição”, explicou o vice-presidente da Comissão Nacional.

Ele também ressalta que a OAB é a grande associação da advocacia, com sua figura institucional reconhecida pela Constituição Federal. “Nossa vinda aqui é para estreitar mais o relacionamento entre a Abracrim e a OAB. Somos aliados nas lutas pelas prerrogativas e viemos tornar isso ainda mais claro”.

O presidente da associação pontua que a advocacia criminal é própria dos estados democráticos de direito. “Quando querem tolher a advocacia criminal, na verdade, querem tolher os direitos fundamentais da cidadania”, disse.

Ele lembra que o grande desafio do Direito são as cautelas que impedem excessos, inclusive sendo papel da advocacia impedir o terrorismo do Estado contra o cidadão.

Além da vice-presidente e do secretário-geral da OAB-MT, também participaram da reunião o vice-presidente do Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP), Maurício Magalhães Farias Neto e membros e a presidente da Abracrim em Mato Grosso, Michelle Marie.

Assessoria de Imprensa OAB-MT