OAB-MT fará acompanhamento de caso de agressão a idoso em Cuiabá

27/07/2018 19:54 | Violência
Foto da Notícia: OAB-MT fará acompanhamento de caso de agressão a idoso em Cuiabá

img    Na semana em que a Comissão de Direito do Idoso da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) lançou a campanha de conscientização e combate à violência contra o idoso, mais um caso registrado no estado chamou a atenção da população.

Cenas registradas pelos clientes de uma agência bancária em Cuiabá mostram o momento em que um idoso cai após ser brutalmente empurrado por um homem. Conforme noticiado pelo site O Livre nesta sexta-feira (27), a agressão contra o senhor de 91 anos teria partido de um policial civil.

Diante da situação, a Comissão de Direito do Idoso fará o acompanhamento rigoroso do caso, solicitando informações acerca das investigações.

“Vejo uma cena dessas e para mim é um descontentamento muito grande, nos abala emocionalmente”, destacou o presidente da comissão, Isandir Rezende. Ele questiona ainda se o Estado está preparado para atender ocorrências contra idosos, tendo em vista que Mato Grosso não conta, ainda com uma delegacia especializada.

img    A campanha lançada nesta semana traz o “violentômetro”, um gráfico que permite identificar 29 níveis diferentes de agressão contra a pessoa idosa, que varia de piadas ofensivas a homicídio, identificando os casos que necessitam medidas urgentes.

De negligência a violência física, passando por exploração financeira, apropriação de bens, abandono familiar e privação social, entre outros, os casos de agressão, muitas vezes, são praticados por pessoas próximas ou do convívio do idoso e da idosa.

No entanto, as denúncias podem ser feitas de forma anônima, a fim de preservar a identidade do denunciante, buscando resguardar sua segurança, por meio do Disque 100. Em Mato Grosso, a violência contra o idoso e o esclarecimento de dúvidas sobre seus direitos também pode ser realizado junto ao Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cededipi) pelo telefone (65) 3613 9981 ou à Comissão de Direito do Idoso da OAB-MT, 3613 0927.

Assessoria de Imprensa OABMT