PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 26ª SUBSEÇÃO DE COMODORO

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Outubro de 2018 | Ver mais
D S T Q Q S S
# 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 # # #

Notícia | mais notícias

OAB-MT completa 85 anos celebrada como principal representante da sociedade

29/06/2018 17:26 | Homenagem
Foto da Notícia: OAB-MT completa 85 anos celebrada como principal representante da sociedade

Foto: Tchelo Figueiredo/ ZF Press

 
   img Membros honorários vitalícios, presencialmente ou representados por seus familiares, prestigiaram, na manhã desta sexta-feira (29), a solenidade que marcou o aniversário de 85 anos da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT). Ovacionada por todos os presentes como a mais importante instituição defensora da sociedade civil organizada no Estado, a OAB-MT foi homenageada por sua atuação político-sociocultural ao longo de mais de oito décadas. 
 
    “É uma honra recebê-los e uma honra poder estar celebrando este dia. São 85 anos de história construídos com trabalho e dedicação de cada um aqui. É papel da OAB lutar diariamente. Somos sim uma entidade de classe. Mas, mais que isso, somos protagonistas nas causas e na representatividade da sociedade civil organizada, não apenas comentaristas de casos”, lembrou o presidente da OAB-MT, Leonardo Campos.
 
    Com a plateia formada por conselheiros, familiares dos membros honorários e sociedade em geral, todos assistiram a um vídeo gravado com os ex-presidentes da entidade remontando as lutas históricas de cada um dos períodos vivenciados por eles. A única mulher que presidiu a OAB-MT, a desembargadora Maria Helena Gargalione Póvoas (gestões 1993-1995-1997), foi convidada a expor um pouco de sua experiência frente à Ordem.
 
    “Cada um de nós teve um momento ímpar na sua época. Nós atingimos um feito faraônico que foi eleger a primeira mulher para presidente de uma instituição em que, na época, tínhamos apenas dois mil e poucos inscritos, e as advogadas estavam em minoria. Foi o cargo mais importante que conquistei, e aos trinta e poucos anos de vida. Foi aí que começamos a nos imiscuir em todas as principais discussões e embates da sociedade civil organizada”, resgatou a desembargadora.
 
    O ex-presidente Ussiel Tavares (1998-2000/2001-2003) também foi convidado a comentar os desafios que enfrentou em suas gestões, as situações sociais que Mato Grosso viveu à época com preponderante acompanhamento da OAB-MT e a construção da sede atual da Ordem. img
 
    “A coisa mais importante que eu fiz no aspecto profissional foi ter sido presidente da Ordem. Conseguimos os recursos para construir essa obra, além de seis sedes no interior. E na minha gestão aconteceu de tudo. Mataram o Leopoldino (juiz Leopoldino Marques do Amaral, assassinado no Paraguai), despois veio o caso do Arcanjo (João Arcanjo Ribeiro, ex-bicheiro e acusado de crime organizado) e a sociedade civil inteira se mobilizou junto da OAB, que foi a grande líder desse movimento”, relatou Tavares.
 
    O presidente Leonardo Campos, antes de entregar a homenagem a cada um dos membros honorários presentes ou representados por seus familiares na solenidade, reforçou a importância do papel da Ordem na garantia do estado democrático de direito. 
 
    “Não há que se falar num estado de direito sem falar no devido processo legal. E não há que se falar em devido processo legal sem falar em ampla defesa e contraditório. E isso depende de uma advocacia forte, que atue de forma autônoma, independente e liberta. Sem qualquer tipo de hierarquia com os demais atores do processo que visa à distribuição de justiça”, bradou o presidente, agradecendo a presença de todos.
 
    A OAB-MT é formada hoje por 29 subseções no interior que abrangem todos os municípios do Estado. Tem quase 60 comissões temáticas e representa aproximadamente 24 mil advogados e advogadas inscritos, sendo mais de 17,8 mil ativos.
 
    Estiveram presentes na solenidade os membros honorários, além dos já mencionados, José Simione, Renato Gomes Nery, Rubens de Oliveira Santos Filho, Francisco Anis Faiad, Claudio Stabile Ribeiro e Maurício Aude. Também compareceram os familiares dos ex-presidentes Agenor Ferreira Leão, Ernesto Pereira Borges, Benjamim Duarte Monteiro, Oscar Correa Pina, Sebastião de Oliveira e Benedito Sant Ana da Silva Freire. 
 
    A sessão ainda foi prestigiada pelo conselheiro federal de Mato Grosso do Sul, Ary Ragiante Neto, da procuradora-geral do Estado e conselheira federal da OAB-MT, Gabriela Novis Neves, pelo desembargador Luiz Ferreira da Silva, pelo juiz auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça, Aristeu Dias Batista Vilella, e pelos presidentes das subseções da OAB Várzea Grande, Flávia Moretti, e de Diamantino, Pérsio Landim.
 
img
 
Assessoria de Imprensa OABMT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso

Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp