Comissão da Mulher prepara agenda única para março em Cuiabá

24/02/2011 16:00 | Calendário
    Uma agenda única com ações envolvendo a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso e os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de instituições como a Defensoria Pública, voltadas especificamente para as mulheres, será lançada no dia primeiro de março, próxima terça-feira. Organizada pela Comissão de Direito da Mulher da OAB/MT, em parceria com a Superintendência de Políticas para as Mulheres de Mato Grosso, a programação tem como tema “Março sempre mulher”.

A presidente da CDM, Ana Lúcia Ricarte, em conjunto com os membros da comissão e a advogada Ana Emilia Iponema Brasil Sotero, que é a superintendente e presidente do Conselho Estadual de dos Direitos das Mulheres do Estado (CEDMMT), organizam as atividades que se seguirão até o final do mês. No dia primeiro de março, a cerimônia de abertura com o lançamento da agenda da OAB/CDM/MT será às 9 horas no auditório da OAB/MT.

Para Ana Lúcia Ricarte, é uma oportunidade ímpar “porque é a primeira vez que acontece um evento desta magnitude, pois estão envolvidos executivo, legislativo, judiciário e a Defensoria e OAB”. E desde já a presidente da Comissão da Mulher estende o convite a todas as mulheres advogadas, às profissionais das mais variadas áreas e estudantes, a participarem ativamente das palestras, exposições e celebrações para juntas refletirem acerca do papel da mulher na sociedade mato-grossense.

No dia 2 de março, às 17 horas, no Fórum Cível da Comarca de Cuiabá, serão lançados os benefícios voltados para as advogadas da Caixa de Assistência dos Advogados, entre eles a licença maternidade. O mesmo lançamento será realizado no dia 3 de março, às 8h no Fórum do Tribunal Regional do Trabalho 23ª Região, em Cuiabá.

Detentas – As reeducandas do Presídio Feminino Ana Maria do Couto May participarão de duas palestras dentro da programação do “Março Sempre Mulher”, nos dias 4 e 11 de março, sempre às 9 horas. O tema abordado será “Aspectos Fundamentais do Direito de Família”.

Exposição – Entre os dias 14 e 18 de março haverá uma exposição no átrio da OAB/MT organizada pelo Instituto Memória da Assembleia Legislativa, denominada “Mulheres mato-grossenses e que mulheres!”, que ficará aberto à visitação de toda a sociedade.

Mini curso – As mulheres que querem crescer em seus ramos de atividade não poderão perder o mini curso que será promovido no dia 16 de março, às 19 horas, pela Escola Superior da Advocacia. O tema será “Como conquistar o mercado e ter sucesso profissional”, ministrado pela diretora da SR Consultoria & Educação Corporativa, Sônia Regina Guimarães Fonseca. As inscrições poderão ser feitas na ESA/MT, cuja sede fica ao lado da OAB/MT. Informações pelo telefone (65) 3613-0956/0957.

Premiação – As mulheres que se destacaram no campo jurídico e em outros setores da sociedade mato-grossense em 2010 serão homenageadas e premiadas em uma cerimônia da Seção do Conselho Estadual pelo Dia Internacional da Mulher (8 de março). A homenagem ocorrerá no dia 25 de março, às 8 horas, na sede da OAB/MT.