PJe: Confira aqui o manual para advogados e como adquirir o certificado digital

06/02/2012 17:50 | PJe
Foto da Notícia: PJe: Confira aqui o manual para advogados e como adquirir o certificado digital

Advogados que atuam na Justiça Trabalhista podem se informar melhor sobre o Processo Judicial Eletrônico (PJe) por meio do Manual do Advogado que foi disponibilizado pelo TRT de Santa Catarina. Elaborado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ele ajuda nas principais tarefas como cadastro no PJe, como anexar petição ou documento a um processo em tramitação, gerenciar intimações recebidas e acompanhamento da pauta de audiência.

O advogado também pode entrar em contato com a Central de Atendimento do CSJT, que atende exclusivamente questões relativas ao PJe da Justiça do Trabalho. O telefone é 0800-644-4435. O TRTMT também elaborou um manual especificamente para os advogados, conforme notícia correlata abaixo. Clique aqui para acessar o manual do  PJe do TRTMT.

Certificação digital - Para ter acesso ao PJe é obrigatório que os advogados adquiram o certificado digital. O primeiro pré-requisito é estar regularmente inscrito na OAB/MT e depois acessar o site www.acoab.com.br e seguir as orientações. Basta escolher o produto (que deve ser o A3); preencher o formulário; escolher a opção de pagamento; selecionar o ponto de atendimento mais próximo e depois de quitado o valor do  certificado, que é único para todo o Brasil (R$120) agendar um horário para entrega da documentação e retirada do certificado digital na sede da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso.

Não é necessário comprar a leitora desse site já que a CAA/MT conseguiu um  convênio para oferecer desconto para os advogados adimplentes. O  valor passa de R$ 120,00 para R$ 39,00. Mais informações na Caixa pelos telefones (65) 3644-1374 e 3644-1006.

Outros postos de validação

Além da CAA/MT há outros postos de validação do Certificado Digital no Estado. São eles:

Cuiabá
Cartório do 1º Ofício, na Avenida Getúlio Vargas, nº 141;
Instituto Fenacon-MT, na Avenida Miguel Sutil, nº 9170, Centro;
Facmat, Rua Galdino Pimentel, 14 - Sobre Loja;
Net Uno, que fica na Av. Senador Filinto Muller, 1100 - Sala 8, bairro Quilombo.

Sinop
AR Anoreg - Rua das Nogueiras, 629 – Centro.

Marcelândia
Cartório Giocondo/MT - R. João Biondaro, 689.

Tangará da Serra
AR ACITS - Av. Tancredo de Almeida Neves, 96.

Rondonópolis
Digitalcert/Rondoleste - Av. Marechal Dutra, 897.

AR ACIR - Rua Otávio Pitaluga, 692.

Vila Bela da Santisima Trindade
Cartório 2º Ofício - Travessa do Palácio, SN.

Outros manuais - O Tribunal de Justiça de Mato Grosso também disponibilizou os manuais do PJe elaborados pelo Conselho Nacional de Justiça.

Clique aqui para acessar o Manual Cadastro do Advogado.

Clique aqui para acessar o Manual do Advogado e Procurador.

Clique aqui para acessar Certificados Digitais – Perguntas Frequentes.

Mais informações sobre o PJe podem ser obtidas clicando aqui

(Com informações da Assessoria de Imprensa do TRT de Santa Catarina e do TJMT)

Lídice Lannes/Luis Tonucci
(notícia atualizada dia 11 de junho de 2012)