OABMT sedia 1º Curso de Gênero, Direitos Humanos e Controle Social

24/04/2015 19:00 | Evento
Foto da Notícia: OABMT sedia 1º Curso de Gênero, Direitos Humanos e Controle Social

A OABMT recebeu na tarde desta sexta-feira (24 de abril) aproximadamente 250 pessoas que participaram do 1º Curso de Gênero, Direitos Humanos e Controle Social, o qual tem como objetivo introduzir concepções sobre o tema, de forma a contribuir com conhecimentos, competências e atitudes necessárias para o reconhecimento dos direitos das mulheres, em especial aquelas em situação de vulnerabilidade e violência. A capacitação está sendo ministrada pela professora Vera Bertoline, fundadora do Núcleo Interinstitucional de Estudo da Violência e da Cidadania da UFMT (NIEVCi/ICHS/UFMT) e continuará no período noturno e também durante todo o sábado (25 de abril).

Compuseram a mesa de honra o presidente da Seccional, Maurício Aude; a vice-presidente, Cláudia Aquino de Oliveira; a presidente da Comissão de Direito da Mulher, Juliana Nogueira; a presidente do Conselho Estadual de Direitos da Mulher e defensora pública, Rosana Leite; a presidente da BPW Cuiabá, Sônia Mazetto; a superintendente de Políticas Públicas para Mulheres, Isabel Silveira; e a advogada Ana Lúcia Ricarte.

Cláudia Aquino, que também é coordenadora do Projeto OABMT Mulher, ressaltou que “hoje é um dia único, um momento marcante que estamos vivenciando na história de Mato Grosso, pois é a primeira vez que um curso dessa importância está sendo ministrado, inclusive com a representação de advogadas e advogados de 13 subseções, os quais serão multiplicadores nas respectivas regiões”.

A advogada acrescentou que “questões relacionadas ao gênero e enfrentamento à violência, dentre outros, foram amplamente discutidas nas reuniões plenárias do Projeto OABMT Mulher realizadas em 13 subseções, as quais resultaram em diversas ações a serem implementadas e/ou cobradas de diversas instituições visando combater a violência e desigualdade de gênero. A OABMT está plantando sementes de transformações e temos certeza que os frutos colhidos serão muito valorosos”.

Por sua vez, o presidente da OABMT, Maurício Aude, destacou que a “Ordem tem a satisfação de sediar um evento dessa magnitude. A OAB nasceu em 1930 com o objetivo de disciplinar, garantir as prerrogativas dos advogados. Depois, tornou-se a trincheira na defesa dos interesses da sociedade e hoje não se limita a defender somente a classe. Esse projeto ampliou a atuação da Ordem, tanto é que temos diversas comissões temáticas atuando em diversas frentes como, por exemplo, a de Direito da Mulher e da Diversidade Sexual”.

Aude frisou que discussões no sentido de enfrentar a violência e questões de gênero também estão sendo levadas para o interior do Estado. “Diversos foram os municípios em que a OABMT pediu a criação de Delegacias da Mulher, sem contar a instalação da Casa da Mulher Brasileira. Ontem, por exemplo, tivemos uma reunião com o governador do Estado e ele nos garantiu que essa casa está em andamento para ser efetivada. A OABMT está sendo mais do que foi concebida a ser, ou seja, a cada dia que passa está mais envolvida em questões sociais”, finalizou.

www.facebook.com.br/oabmt