|
Os membros do Comitê Executivo Estadual de Saúde, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), participaram de reunião na sede da OAB/MT na última sexta-feira (22 de agosto) para dar sequência nos trabalhos que têm como objetivo melhorar a saúde pública do Estado de Mato Grosso. Representaram a Ordem no encontro o presidente da Comissão de Saúde, Fábio Capilé, e o integrante Péricles Renato Campos dos Santos.
Diversos assuntos foram discutidos como, por exemplo, a situação caótica em que se encontra o Hospital Adauto Botelho, em Cuiabá, e a necessidade de fiscalizar os órgãos de saúde e centrais de regulação para melhor entender o funcionamento do sistema. Segundo Fábio Capilé, é necessário buscar elementos, informações para a solução dos problemas de forma administrativa.
|
A importância do Núcleo de Apoio Técnico (NAT) ao Poder Judiciário também foi destacada, isto porque os profissionais da saúde que o compõe auxiliam tecnicamente os magistrados na tomada de decisões em processos com pedidos de liminares e, em virtude disso, os integrantes do Comitê reiteraram o apoio em fortalecer o NAT.
Durante os debates, detectaram que a oferta de serviços está ineficiente e que estudarão a viabilidade de analisar os contratos firmados entre as secretarias de saúde e as empresas contratadas. Além disso, registraram que é necessário monitorar todos os procedimentos que englobam a área da saúde e, por fim, entrarão em contato com o NAT para levantar os casos que mais apresentam demandas junto ao Judiciário com o propósito de estabelecer os melhores caminhos de se atender os pacientes de forma satisfatória sem ser preciso ajuizar ações.
Fotos: Adia Borges - Fotos da Terra
Assessoria de Imprensa OAB/MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmt