Auxílio Maternidade para advogadas é modelo para outros Estados

05/07/2011 13:00 | Direito da Mulher

O projeto implantado em benefício das advogadas que se tornam mães pela Caixa de Assistência dos Advogados em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso, tornou-se modelo para implantação em outros Estados. O Auxílio Maternidade, em atuação em Mato Grosso desde janeiro de 2011, foi apresentado pelo presidente da CAA, Leonardo Pio da Silva Campos, aos representantes das Caixas de Assistência de todo o país.

E a ideia já foi colocada em prática, pela Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro. “Para nós é uma honra sabermos que somos referência para as demais Caixas. Sentimo-nos felizes porque mais advogadas serão beneficiadas em outras localidades. Esse foi um compromisso assumido por nós, ainda em campanha, e colocado em prática há seis meses porque sabemos que há muitas despesas nessa fase”, destacou Leonardo Pio.

Em Mato Grosso, 22 advogadas já receberam o auxílio e o benefício é estendido à adoção de crianças. A solicitação do Auxílio Maternidade é simples e deve ser feita em até 120 dias após o nascimento da criança. Além da Certidão de Nascimento, a advogada tem que apresentar a sua habilitação profissional (carteira da OAB) e estar adimplente junto à Ordem. O valor da anuidade (R$ 725) é liberado, normalmente, no prazo de 20 dias a contar da entrega do requerimento.

Mãe de primeira viagem, Sílvia Cristina Borges Martins aprovou a iniciativa pioneira da CAA/MT. “Ainda grávida, fiquei sabendo desse benefício. Logo após o nascimento de meu filho, no mês de abril, solicitei-o direito na Caixa. Achei muito importante o pagamento do auxílio, uma vez que existem muitas despesas com o bebê. É um dinheiro que vem em boa hora”.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da CAA/MT)

Lídice Lannes/Luis Tonucci
www.twitter.com