Artigo | mais artigos

Advocacia: indispensável na solução de conflitos e no amadurecimento da sociedade

Data: 11/08/2018 08:00

Autor: *Leonardo Campos

Uma das bases da evolução para uma sociedade cada vez mais justa é a solução dos conflitos existentes. Neste cenário, ganha importância a atuação dos advogados, que a cada dia se tornam mais responsáveis por assegurar a preservação dos direitos individuais, coletivos e sociais, previstos em nossa Constituição. São eles que lutam incansavelmente para transformar a justiça de um estado puramente abstrato para algo prático, com impacto direto na vida das pessoas.

A ausência da busca pela solução de conflitos gera desordem, caos, conflagra uns contra os outros e, em muitos casos, pode levar a cenas extremas, tornando a barbárie algo comum em nosso cotidiano.  E é justamente para evitar que se chegue a estas situações é que os profissionais da advocacia são indispensáveis nos dias de hoje.

Considerado um dos maiores juristas brasileiros, por mim, inclusive, Rui Barbosa cunhou uma frase que sintetiza bem a importância da advocacia. “Não há nada mais relevante para a vida social que a formação do sentimento da justiça”, afirmou ele. A formação do sentimento de justiça se dá quando os interesses e razões de cada um dos lados de um determinado conflito são ouvidos e conciliados, sem nenhuma paixão que não a pelo encontro do consenso. E não há ninguém melhor do que um jurista para assumir este papel e conduzir o processo de conciliação por cada uma de suas fases.

Neste ano de 2018, comemoramos o 30º aniversário da promulgação de nossa Constituição Federal. Uma carta magna cidadã, que assegura direitos que abrangem muito mais do que uma maioria parlamentar de ocasião. Nossa lei maior foi escrita com o compromisso de não deixar nenhum cidadão para trás e, para isso, assegurou em seu artigo 133 o caráter indispensável dos advogados à administração da justiça, demonstrando de forma inequívoca que estes operadores do direito são peça fundamental para a busca da harmonia.

Chegamos a mais um 11 de agosto, o Dia do Advogado, data em que toda a sociedade deve refletir sobre a importância deste profissional na rotina e no cotidiano de cada um de nós. Que hoje se reforce o conceito de que sem este profissional, de que sem a solução dos conflitos de forma harmônica e justa, jamais teremos uma sociedade melhor, para quem quer que seja.

Parabéns a todos os profissionais da advocacia. Somos os olhos daqueles que não podem ver, os ouvidos daqueles que não podem ouvir e a voz daqueles que não podem falar.

*Leonardo Campos é presidente da OAB-MT